Últimos Posts

Arquivos Mensais: setembro 2013

ALUNOS INDIGENAS ENFRENTAM A SECA DO RIO PARA CHEGAR ATE A CIDADE E CHEGAR ATE A ESCOLA

CATRAIA DOS ALUNOS

Alunos indígenas das comunidades de Monte Santo, Bom Sucesso e São Francisco, em São Paulo de Olivença, enfrentam a seca do rio Solimões para chegar ate a escola situada na sede do município. No período do verão os alunos dessas comunidades enfrentam essas dificuldade para chegar ate outro transporte q espera na parte mais profunda do rio, ai sim chegar ... Leia Mais »

A FUNAI LOCAL REALIZA UMA implementação da “Rede de Proteção e Promoção dos Direitos da Criança e Juventude Indígena” no município de Benjamin Constant – Alto Solimões/AM

O

Articulando via FUNAI, implementação da “Rede de Proteção e Promoção dos Direitos da Criança e Juventude Indígena” no município de Benjamin Constant – Alto Solimões/AM. Durante um antes deste mês setembro de 2013, a FUNAI local do Municipal de Benjamin Constant – AM, articula o convite juntos as instituições Municipal, mas, hoje de manhã a hora da abertura do dialogo ... Leia Mais »

APIN KUMITSA KOKAMA – VAMOS FALAR KOKAMA. JOVENS KOKAMAS DAS OFICINAS DE COMUNICAÇÃO ESTUDAM A LINGUA MATERNA

Foto-0197

Jovens indígenas Comunicadores da Comunidade de Monte Santo, buscam reaprender a falar a língua materna de seu povo. Sobre as orientações do monitor Gracildo Moraes Arcanjo, que também e um dos poucos jovens que fala em kokama, jovens estudam dentro das Oficinas de Comunicação a língua Kokama. Essa iniciativa foi tomada em parceria com as lideranças comunitária, para resgatar a ... Leia Mais »

5ª DIA DE DISCUSSÃO DOS PROFESSORES INDIGENAS DO ALTO RIO SOLIMÕES EM CIDADE DE TABATINGA-AM, ANALISARAM OS ARTIGOS DO LDBEIN, E LEIS QUE CABEM A EDUCAÇÃO INDIGENAS

O

Hoje dia 26 de setembro deste ano de 2013, os professores nas discussões colocaram uma interrogativa sobre a Educação Indígena. O QUE É EDUCAÇÃO INDÍGENA? como funciona a educação diferenciada? De que, a educação indígena é diferenciada? QUEM  DESENVOLVEM ESSA EDUCAÇÃO INDÍGENA? QUEM QUEREMOS, PARA QUE E PARA QUEM? Intencionalidade: Tacü ca’ tanawaegü ngema cua’gü tacümaãcütama iúü. tanaewagü nangemaãcü tama ... Leia Mais »

Professores da rede estadual discutem matriz curricular e constroem PPP

O

Realizando a formação continuada dos professores da rede estadual das escolas indígenas e não indígenas, o encontro começou no dia 23 de setembro e segue até 02 de outubro deste ano 2013. Estão reunidos 303  professores indígenas e não indígenas, que atuam nas escolas da rede de ensino estadual. Este encontro contempla professores de dois municípios do Alto Rio Solimões e um do Rio Vale do ... Leia Mais »

Anciões Kokama ensinam aos jovens conhecimentos milenares

O

          Jovens Indígenas Comunicadores de Monte Santo buscam aprender com os anciões da aldeia os conhecimentos milenares. Jovens que alguns tempo atrás estavam se envolvendo com bebidas alcóolicas, muitos não tinham o que fazer da vida, hoje estão buscando resgatar sua cultura. Essa mobilização só foi possível com a criação do grupo de jovens que fazem ... Leia Mais »

Jovens participam de oficinas de TripicArte, realizadas pela UNAIDS em Umariaçú II

no encerramento da oficina

    Nos dias 26 a 30 de agosto de 2013, foram realizadas as oficinas de TripicArte, pela UNAIDS, na comunidade Indígena de Umariaçú II, no município de Tabatinga – AM. Na quadra poliesportiva da Escola Estadual “Almirante Tamandaré”, foram promovidas oficinas de: dança, pintura, música, fotografia, moda e costumização. Jovens e crianças Ticuna participaram dessas oficinas. As aulas de música aconteceram no ... Leia Mais »

Jovens de Monte Santo instalam alto-falante para divulgar suas atividades

Atualizar o site (15)

              Jovens Indígenas Comunicadores de Monte Santo levantam o alto-falante (boca de ferro) para continuar desenvolvendo as  atividades das Oficinas de Comunicação, uma forma de divulgar as atividades produzidas pelos jovens durante as Oficinas. Como não existe emissora de rádio, os jovens encontram alternativas em alto-falantes para realizar as atividades, resgatar as culturas do ... Leia Mais »

Reunião com lideranças e comunitários para combater violência nas comunidades

Atualizar o site (11)

Lideranças indígenas realizam reuniões com os comunitários para buscar alternativas para combater as violências ocorridas nas aldeias. Muitos jovens não querem mais respeitar as suas lideranças, se envolvem com álcool, drogas etc. Para encontrar uma solução, os líderes comunitários se reuniram para debater ideias que busquem amenizar esses problemas na comunidade. As lideranças de Monte Santo defendem a criação de estatutos da comunidade ... Leia Mais »

Moradores delimitam as comunidades de Monte Santo e São Francisco

Atualizar o site (3)

Comunitários da Comunidade de Monte Santo, preocupados com os conflitos existentes na sua comunidade, como invasão de terras  e outros problemas como drogas e álcool, delimitaram a comunidade para prevenir essas situações. Os moradores com as lideranças colocaram placas para identificar a comunidade. Estiveram presentes também os Jovens Indígenas Comunicadores da comunidade Monte Santo, que fizeram a cobertura desse momento histórico para a comunidade. Leia Mais »

Scroll To Top